segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quem são os verdadeiros monstros?

David Drayton (Thomas Jane), lidera os sobreviventes em meio ao nevoeiro

Dirigido e roteirizado por Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade e Á Espera de um Milagre) e baseado em um livro de Stephen King, “O Nevoeiro (The Mist)”, filme de 2007, traz a história de uma cidade que é coberta subitamente por uma misteriosa nevoa. Dela, surgem estranhas criaturas que atacam as pessoas. Para tentar se proteger, David Drayton (vivido por Thomas Jane), se refugia em um supermercado, acompanhado de outras dezenas de pessoas, além de seu filho pequeno. Presos dentro do estabelecimento, os sobreviventes vivem um dilema: ficar parado, esperando uma ajuda que parece que nunca chegará ou sair em busca de outros sobreviventes, arriscando suas vidas perante os misteriosos monstros?
O filme se desenrola dentro dessa perspectiva, que acaba evidenciando diversos dilemas e desentendimentos da sobrevivência humana, abordando temas polêmicos como a religiosidade. O longa traz assim, a luta dos homens não apenas contra os monstros, mas também contra eles mesmos, trazendo à tona uma dúvida: Quem são os verdadeiros monstros: As criaturas que surgem das névoas ou os próprios seres humanos enclausurados e lutando para sobreviver?
Desta maneira, o terror é apenas uma ferramenta para se fazer uma crítica análise do comportamento humano e de como o homem, apesar de sua racionalidade, pode se tornar irracional quando ameaçado e lutando para sobreviver.
Desta maneira, o suspense é mantido até o fim, tornando o filme uma boa opção para os fãs do gênero terror. Se claramente não se trata de um clássico, pelo menos se torna uma boa pedida para se tomar alguns sustos e para se ver criaturas no mínimo estranhas.
Vale também destacar a excelente atuação da atriz Márcia Gay Harden (Na Natureza Selvagem e Sobre Meninos e Lobos), que interpreta uma assustadora fanática religiosa.

2 comentários:

Augusto Pigini disse...

haaaaaaaa...mto bom leke...

quero assisti esse filme mano...gosto desse tipo de filme...

passa lá no meu blog depois...haahahahahahahaha

Anônimo disse...

Mto bom!!!!

Pela direção dos dois filmes dele o Nevoeiro promete!!!!

Abrassss