sábado, 27 de setembro de 2008

Literal até de mais

Desde quando foi anunciado que Meirelles iria filmar "Ensaio sobre a Cegueira" fiquei curioso para saber o que sairia dessa nova empreitada. Ninguém poderia acusá-lo de falta de coragem, pois tentar filmar uma história em que as personagens são identificadas apenas por características, que se passa em uma cidade genérica, um texto denso, aparentemente não-filmável.




Fui ver o filme com essa curiosidade mas me decepcionei. O filme tem suas qualidades como a fotografia, já que é basicamente a mesma equipe do premiado "Cidade de Deus", porém o filme já se perde um pouco quando é conduzido de forma praticamente literal ao livro. Não que devesse fugir completamente do enredo de José Saramago, todavia é quase impossível levar às telonas toda a profundidade dos escritos do português, com isso o roteiro ficou muito empobrecido e por muitas vezes o filme se perde.




Mesmo com todos esses problemas o filme vale ser visto por contar com atores consagrados de Hollywood e por ser mais um projeto internacional de Fernando Meirelles.

4 comentários:

Guilherme Teixeira disse...

eh cara, no fim talvez quem não tenha lido o livro acabe gostando mais, por não criar tanta expectativa

Anônimo disse...

eh

Anônimo disse...

Pô, legal, o que você escreveu, Rafael, concordo totalmente e ainda acrescentaria que o filme abusou demasiadamente de cenas chocantes, como a que mostra a perna toda zuada de um cara, e falta diálogos inteligentes e reflexivos que é o grande ponto do livro

Giovanna Leopoldi disse...

ahhhh eu li o livro e gostei do filme.... mas sei la... achei q o filme poderia ser um pouco mais, tem umas partes cansativas...

e sobre a perna do cara.. pra mim tinha q ter mostrado mesmo! ta no livro, e a descrição é bem pior! então tem mesmo é q mostrar!