sábado, 10 de maio de 2008

Falsos Durões e Loucos Corajosos




Dirigido pelo genial Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, O Iluminado) e baseado no romance de Gustaf Hasford, o filme “Nascido para Matar (1987)” mostra a guerra do Vietnã em dois momentos. Primeiro, em uma academia de treinamento de recrutas dos Marines. Depois, são mostradas situações em pleno solo vietnamita.
Como personagem principal, temos o, primeiro soldado e depois sargento, Joker (Matthew Modine), que se auto proclama um assassino e tem escrita em seu capacete a frase que dá nome ao filme em português (Nascido para matar). Ainda em seu período de treinamento ele sofre com os abusos do autoritário Sargento Hartman (R. Lee Ermey ), que baseia seu treinamento na humilhação e desumanização de seus pupilos, visando assim torná-los máquinas de guerra. Entretanto, as cobranças do Sargento passam do ponto com o recruta gordo e lento Gomer Pyle (Vincent D'Onofrio), que apesar dos constantes erros, conta com a simpatia de Joker.
Passado o treinamento, o personagem de Modine é designado para cobrir o conflito pelo jornal militar. No campo de batalha, ele se junta a diversos soldados, vivendo todas as dúvidas e contradições que envolvem uma guerra.
Assim o filme, que concorreu a um Oscar de melhor roteiro adaptado, transfere perfeitamente para o espectador a visão de garotos comuns (os soldados) sobre as batalhas, os locais e o inferno da guerra. Contendo um humor muito ácido, critica a alienação por parte dos soldados, mostrando inclusive a presente manipulação de notícias por parte do jornal militar.
Flagra também a posição dos saldados, que acreditam estar de fato libertando os vietnamitas e não entendem o porquê da resistência dos locais.
Vale ressaltar também a sensacional atuação de R. Lee Ermey que, inclusive, lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Assim, Nascido para Matar (Full Metal Jacket) é sem dúvida uma obra prima e uma das grandes referências no gênero dos filmes de guerra.

Nenhum comentário: