sábado, 14 de fevereiro de 2009

AMÉRICA LATINA VOLTA A BRILHAR EM BERLIM

Por Diego Machado com a colaboração da Folha Online


Um ano depois de "Tropa de Elite" triunfar na Berlinale foi a vez do peruano "La Teta Asustada"
ganhar o Urso de Ouro.O interessante é que pela primeira vez um filme peruano concorria na mostra principal.O Uruguai também teve um filme premiado,"Gigante" do argentino Adrián Biniez.

O filme "La Teta Asustada", da peruana Claudia Llosa, ganhou neste sábado o Urso de Ouro da 59ª edição do Festival de Berlim. Trata-se do primeiro longa-metragem peruano a participar da seleção competitiva na história do festival.
A trama é baseada no mito andino de que as mulheres estupradas durante a violência política no Peru traumatizavam seus filhos ao dar-lhes o seio para mamar.
A atriz Magaly Soler interpreta Fausta, que nasceu "com o susto" causado pelo estupro de sua mãe. Ao morrer, esta expressou seu desejo de ser enterrada em seu povoado natal. O filme não conta apenas a luta de Fausta para conseguir dinheiro para a viagem, como também o lento processo para se curar da doença causada pelo fato de ter enfiado uma batata na vagina por medo de também ser estuprada.

Mais premiados

O iraniano Iraní Asghar Farhadi levou o Urso de Ouro de melhor diretor no festival por seu filme "About Elly".
Já a atriz Birgit Minichmayr ganhou o Urso de Prata de melhor interpretação feminina do festival pelo papel em "Alle Anderen", de Maren Ade.
Antes, o ator Sotigui Kouyaté tinha recebido o Urso de Prata de melhor papel masculino pela atuação em "London River", de Rachid Bouchareb.
Além disso, a coprodução de Uruguai, Argentina, Holanda e Alemanha "Gigante", de Adrián Biniez, recebeu o prêmio de melhor estreia e a estatueta Alfred Bauer, em memória do fundador do festival.
O júri do Festival de Berlim é presidido pela atriz Tilda Swinton.

Nenhum comentário: